SEGUNDA SEMANA DE DESENVOLVOMENTO EMBRIONÁRIO

Retomando da primeira semana, o concepto já estava começando a nidação e o trofoblasto se diferenciando em citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto (lembrando que o sinciciotrofoblasto provém do citotrofoblasto), veremos primariamente a função destas estruturas e como elas auxiliam na nidação do concepto (a nidação tem fim apenas aqui na segunda semana).

Algumas células do trofoblasto que estão em contato com o endométrio começam a corroer as células deste essas células são as células do sinciciotrofoblasto, as células restantes que estão envolvendo a blastocele e o embrioblasto são chamadas de células do citotrofoblasto.

O citotrofoblasto tem grande atividade mitótica, sendo ele o responsável por produzir a parte embrionária da placenta, já o sinciciotrofoblasto tem como função primária a corrosão do endométrio para que ocorra a nidação do embrião pois esse não nida na superfície do endométrio mas sim em seu interior como veremos por figuras anexadas na galeria de imagens, o sinciciotrofoblasto também é responsável pela produção de β-HCG hormônio responsável por estimular o corpo lúteo na sua produção de progesterona (o β-HCG é o hormônio que é detectado nos exames de gravidez). Cerca de 8 dias após a fecundação o embrioblasto se diferencia em epiblasto e hipoblasto, o epiblasto originará amnioblastos que serão responsáveis pela formação da cavidade amniótica e pela secreção de líquido amniótico, a blastocele muda de nome e passa a se chamar cavidade exocelômica e o hipoblasto passa a revestir essa cavidade formando a membrana de Heuser, a cavidade exocelômica mais a membrana de Heuser em conjunto constituem e saco vitelino primário. Entre o saco vitelino primário e o citotrofoblasto surge uma cavidade acelular que envolve o saco vitelino primário e a cavidade amniótica, esse espaço é denominado retículo extra-embrionário, esse retículo então passa a ser revestido por células mesenquimais que formam a mesoderme extra-embrionária que possui uma parte somática que é a que reveste o trofoblasto e a cavidade amniótica e uma parte esplâncnica que é a que reveste o saco vitelínico. Essa mesoderme delimita pequenos espaços que cerca de 12 dias após a fecundação se juntam e formam a cavidade coriônica. Importante lembrar também que após 12 dias da fecundação o sinciciotrofoblasto já envolveu totalmente o concepto e este passa a se encontrar totalmente dentro do endométrio e estabelece uma primeira circulação útero placentária pois o sinciciotrofoblasto rompe alguns vasos maternos.

Após isso células do hipoblasto formam uma cavidade menor dentro do saco vitelino primário, está formado o saco vitelino secundário ou definitivo. Há também nessa semana a criação do pedículo do embrião uma estrutura derivada da mesoderme extra-embrionária que formará o cordão umbilical. Ao final da segunda semana formam-se as vilosidades coriônicas primárias, constituídas de sinciciotrofoblasto e citotrofoblasto que têm como função a nutrição do embrião.

Uma parte do hipoblasto se espessa e dá origem a placa precordal que será a futura região oral do embrião. E assim tem início a terceira semana de desenvolvimento embrionário.

Fonte: Anotações feitas em aula / http://www.forp.usp.br/mef/embriologia/geral.htm

Estou inserindo uma galeria com imagens para facilitar o entedimento

Aula interessante pelo fato de podermos relacioná-la com a primeira semana e notar as mudanças que ocorrem de acordo com o tempo.

Durante a aula a professora Patrícia T. nos relatou um caso de brida amniótica, achei interessante e fui em busca de informações para saber melhor o que ocorre, estou anexando aqui um relato de caso e sites que explica do que se trata a brida amniótica.

Relato de Caso: http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/54.pdf

Explicação sobre brida amniótica: http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/182.pdf / http://acdgcomplemento.blogspot.com/2008/06/sndrome-da-brida-amnitica.html

About these ads

~ por seikienokawa em outubro 6, 2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: