Aula teórica e prática sobre gametogênse

Gametogênese masculina

ESPERMATOGÊNESE

A gametogênese masculina é denominada espermatogênese e ocorre nos túbulos seminíferos dos testículos. É um processo contínuo na vida do homem após ser atingida a puberdade. A maturação das células germinativas para formação dos espermatozóides ocorre até o final da vida do indivíduo, em que cada espermatogônia dará origem a quatro espermatozóides. As espermatogônias que foram formadas durante a vida fetal e estavam dormentes nos túbulos seminíferos, entram em fase de multiplicação na puberdade dando origem a muitas espermatogônias por mitoses sucessivas. Após a fase de multiplicação, cada espermatogônia formada entra na fase de crescimento e dá origem a dois espermatócitos primários. Em seguida os espermatócitos primários passam pela fase de maturação, que corresponde às divisões de meiose. Cada espermatócito primário ao sofrer a primeira divisão da meiose dá origem a dois espermatócitos secundários. Esta primeira divisão da meiose é

reducional, assim os espermatócitos secundários passam a ter metade do número de cromossomos, isto é, cada espermatócito secundário é uma célula haplóide (N), ao contrário dos estágios anteriores de espermatogônias e espermatócitos primários que são diplóides (2N). A continuidade do processo de maturação ocorre com a segunda divisão da meiose nos espermatócitos secundários que darão origem as espermátides, que também são células haplóides. Cada espermátide passa pelo fenômeno da espermiogênese, que corresponde ao processo de diferenciação celular para formação dos verdadeiros gametas masculinos. Durante a espermiogênese as espermátides ganham o acrossomo e a cauda (flagelo). O acrossomo está localizado na região anterior da cabeça do espermatozóide e corresponde a uma aglomeração de vesículas secretadas a partir do complexo de Golgi. No acrossomo estão presentes várias enzimas, entre elas a hialuronidase que têm papel fundamental no momento da fecundação, pois as atividades destas enzimas favorecem a entrada do espermatozóide através da corona radiata e da zona pelúcida durante o processo de fertilização. A cauda do espermatozóide é fundamental para a mobilidade do gameta masculino até o local da fertilização. Para ocorrer o movimento de chicoteamento da cauda do espermatozóide, as mitocôndrias da cauda fornecem ATP (adenosina trifosfato), que é fonte de energia para a locomoção. A espermatogênese desde a origem das espermatogônias até a formação dos espermatozóides, passando pela espermiogênese, ocorre em aproximadamente dois meses. A Figura 3 mostra o momento da penetração do espermatozóide através das células foliculares para atingir o oócito secundário. O oócito fertilizado sofrerá clivagens originando o embrião, que se desenvolverá no interior do útero materno. A gametogênese feminina diferencia-se da masculina em vários aspectos como na ocorrência do processo ao longo da vida do indivíduo, no número de gametas formados, nas etapas de multiplicação, crescimento e maturação, assim como nas diferenciações e maturações citoplasmáticas e nucleares dos gametas masculinos e femininos.

FONTE: http://www.fmrp.usp.br/revista/2007/vol40n4/revisao_gametogenese.pdf

O que eu mais gostei dessa aula foi a interdisciplinaridade que ela fez com histologia, pois vimos lâminas as quais acabamos por ver depois em histologia o que facilitou o entendimento a meu ver, achei interessante também a comparação da espermatogênse com a oogênese que nos faz entender o porque após uma certa idade as mulheres têm maior probabilidade de terem filhos com alterações cromossômicas.

~ por seikienokawa em setembro 8, 2008.

Uma resposta to “Aula teórica e prática sobre gametogênse”

  1. Boa exposição de conteúdo, que com auxílio de imagens, e sua criatividade estão sendo muito bem feitas.
    Você levantou um ponto muito importante: Interdisciplinaridade
    Nenhuma matéria é algo isolado, ainda mais sendo a Embriologia aquela que dará origem a todas nossas demais fontes de estudo, não?
    Realmente muito bom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: